Intercâmbio cultural discute diversidade e autoestima com jovens e crianças do campo

A Campanha Amiguinhos da Assema (CAA) encerrou em novembro um ciclo de intercâmbios culturais com jovens, crianças e adolescentes em cinco municípios do território do Médio Mearim. A iniciativa foi desenvolvida pela Assema (Associação em Áreas de Assentamentos no Estado do Maranhão) em parceria com a ActionAid.

De forma lúdica, os intercâmbios promoveram atividades coletivas abordando as temáticas: resgate histórico das comunidades, a autoestima, o combate ao preconceito racial e o respeito às diferenças, segundo a coordenadora da CAA, Betsaida de Sousa Moreira, que também integra a Assema. Além do momento de formação com oficinas, cirandas rodas de conversa e palestras, também são proporcionados aos participantes momentos de lazer e diversão como banhos de piscina, futebol, vôlei e brincadeiras de rodas e gincanas.

O primeiro intercâmbio ocorreu no dia 05 de outubro, no município de Peritoró, na comunidade Rocinha, onde foram reunidas 130 pessoas, sendo 78 crianças e adolescentes apoiados pela campanha.

No dia 20 de novembro, foi realizado o segundo intercâmbio cultural na comunidade Serra do Capim, no município de Santo Antônio dos Lopes, do qual participaram 104 pessoas, sendo 63 crianças e adolescentes cadastradas já cadastradas pela campanha.

O terceiro intercâmbio cultural aconteceu no dia 22 de novembro no Município de Esperantinópolis na comunidade Ingarana, reunindo um total de 130 pessoas, das quais 77 crianças e adolescentes.

Noite de 27 de novembro foi a vez do município de Lima Campos receber o intercâmbio cultural da CAA. O evento reuniu 142 pessoas, das quais 98 crianças e adolescentes cadastrados no projeto. O último intercâmbio ocorreu dia 29 de novembro, no município de Poção de Pedras, reunindo 107 pessoas, das quais 60 crianças e adolescentes.

Os intercâmbios reúnem também as famílias e representantes das escolas das comunidades onde a campanha tem atuação, além de outros parceiros como sindicatos, lideranças jovens e estudantes universitários da região.  “Contamos com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Lima Campos, Trizidela do Vale e de Esperantinópolis e lideranças jovens da região do Médio Mearim.  Contamos ainda com apoio de estagiárias do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão, em Bacabal, sendo que algumas dessas estagiárias passaram pelo processo de formação política da Assema e quando crianças, foram cadastradas na CAA”, destaca Betsaida Moreira.

Estes intercâmbios culturais foram as últimas atividades coletivas e de campo do ano de 2019 realizada pela CAA. “Usamos uma metodologia onde fizemos a troca de conhecimento e as crianças e adolescentes da Campanha Amiguinhos da Assema podem apresentar de forma livre seu entendimento sobre o tema”, explica.  

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário