Câmara de Lago do Junco aprova inclusão da disciplina de Agroecologia no currículo escolar

Mais uma conquista para a educação do campo no município de Lago do Junco, na região do Médio Mearim no Maranhão. A Câmara de Vereadores de Lago do Junco/MA, aprovou por unanimidade, o projeto de lei que que dispõe sobre a implantação da disciplina de agroecologia no currículo escolar. O projeto, aprovado durante sessão ordinária da Câmara, no último dia 13, será encaminhado para ser sancionado pela Prefeito Municipal.

O projeto foi encaminhado ao plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Lago do Junco/MA a partir de uma proposição da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues (AMTR), discutida durante a audiência pública no dia das Quebradeiras de Coco Babaçu, em 24 de setembro de 2019.

A aprovação do projeto ocorreu no mesmo dia (13/12) em que a AMTR realizou a sua 61ª assembleia ordinária e conquistou outra vitória na sua trajetória de 30 anos. A associação, que reúne cerca de 70 agricultoras familiares e extrativistas do coco babaçu, foi comemorou a aprovação pela Câmara do projeto de lei que criou o feriado municipal pelo Dia da Quebradeiras de Coco Babaçu, já comemorado no âmbito estadual no dia 24 de setembro.

“Tivemos avanços importantes na nossa história de luta. No mesmo dia que em a Câmara de Vereadores de Lago do Junco aprovou o projeto para incluir a disciplina de agroecologia no currículo escolar, aprovou também o projeto de feriado municipal pelo Dia das Quebradeiras de Coco Babaçu”, comemorou a presidente da AMTR, Maria das Dores Vieira Lima, Dôra.

Educação, valorização da mulher, a defesa do meio ambiente e a garantia de acesso aos direitos estão entre as lutas da AMTR. Por esta razão, na sua 61ª assembleia ordinária, na semana passada, o tema para reflexão foi Políticas Públicas. “É preciso discutirmos e refletirmos também sobre direitos conquistados ao longo da nossa história e que estamos perdendo diante da atual conjuntura do país”, avaliou.

No momento, a AMRT está concluindo a reforma e ampliação da sua fábrica de sabonete, localizada no município de Ludovico. A conclusão está prevista para janeiro de 2020.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário