Assema, Coopaesp, Coppajl e Grupo Santana presentes da 19ª Agritec em Barreirinhas

As unidades produtivas da Associação em Áreas de Assentamentos no Estado do Maranhão (Assema) estiveram presentes na 19ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) do Território Lençóis, Muniz e Delta, realizada entre os dias 06 e 08 de novembro, na cidade de Barreirinhas/MA.

Na ocasião, foram comercializados na Feira os produtos da marca Babaçu Livre sendo o óleo refinado de babaçu produzido pela Coppalj (Cooperativa de Pequenos (as) Produtores (as) Agroextrativistas do Lado do Junco-MA), o sabonete de babaçu produzido pela Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues-MA (AMTR), farinha de mesocarpo da Coopaesp (Cooperativa de Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis-MA) e os licores e compotas de frutas do Grupo Santana (de São Luiz Gonzaga).

“Realizamos a exposição e comercialização destes produtos na 19ª Agritec também como forma de divulgar o trabalho desenvolvido e fortalecer ainda mais a luta de homens, mulheres e jovens que trabalham com o extrativismo do babaçu e a agricultura familiar na região do Médio Mearim”, disse o técnico do Programa de Comercialização Solidária da Assema, Ricardo Araújo.

Nesta edição, a Assema também levou para a Agritec, o artesanato de babaçu produzido em Esperantinópolis, pelo artesão Francenilton Rego, vice-presidente da Coopaesp. “Desenvolvemos artesanato com o coco babaçu mostrando a arte e a cultura maranhense da nossa região que é extrativismo do coco babaçu”, diz o jovem artesão.


A Agritec é realizada pelo Governo do Maranhão, sob a coordenação do Sistema de Agricultura Familiar, que reúne a SAF (Secretaria de Agricultura Familiar), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

Durante o evento, o representante da Assema e das unidades produtivas participaram também de importantes momentos de discussões sobre ações de fortalecimento para o desenvolvimento do agroextrativismo, da agricultura familiar e da economia solidária. “Foram três dias de discussões importantes onde falou-se sobre cooperativismo para o fortalecimento da agricultura familiar, agroecologia e economia solidária e pudemos contribuir com algumas reflexões e experiências da Assema”, destacou Ricardo Araújo.

A 19ª Agritec contou ainda com a parceria da Prefeitura de Barreirinhas, Sebrae, Embrapa, Senar e movimentos sociais.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

deixe seu comentário